FAIR PLAY – Espírito Desportivo
Fair Play num contexto geral significa respeitar as regras do jogo, integrando noções como a de amizade, respeito pelo outro, espírito desportivo, modo de pensar, entre outras. Não se limita a um comportamento, é um conceito que abrange problemas relacionados com, por exemplo, a batota, a arte de usar a astúcia, o doping, a violência (física e verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção (e.g., Aza, 2000).
É um conceito positivo, por considerar o desporto como actividade sócio-cultural que enriquece a sociedade, a amizade entre as nações, realizado com um carácter legal. O desporto encarado de modo leal permite ao indivíduo conhecer-se melhor, a exprimir-se e a realizar-se, isto é, a desenvolver-se de forma plena aprendendo uma arte e demonstrando as suas capacidades. Facilita ainda a interacção social e constituí uma fonte de prazer e de promoção do desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.
Neste sentido, o Fair play vai além do respeitar de regras, sendo todo um processo de desenvolvimento e aquisição de valores que a sociedade e o indivíduo em particular deve interiorizar com vista à evolução colectiva e individual. Promove a harmonia, o respeito pelos outros e pela natureza, e o mais importante, pelo próprio.
1 comentário:
Tudo isto é muito bonito...
Mas a realidade é muito diferente...
Os agentes desportivos, teem de dar bons exemplos, a classe dos árbitros, dirigentes e treinadores , são os principais causadores do que se passa dentro dos campos, os bons ou maus exemplos acabam por ser o reflexo dentro de campo.Originando os casos de indisciplina, violência etc. quando tudo devia ser ao contrário.
Abraço.
CARGO4EVER
Enviar um comentário