Olá caros amigos, colegas e similares!!!
O aquecimento é a componente básica, a primeira parte da actividade física, treino ou competição, e tem como objectivo preparar o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente para a actividade física. A realização do aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treino, uma competição ou uma actividade de lazer.
Aquecimento é ainda um meio de preparar psicologicamente o atleta para o treino ou competição, uma vez que funciona como veículo de descarga das tensões e das emoções, "limpando" o espírito do atleta e disponibilizando-o mais para a concentração na actividade que ele irá realizar, enquanto atleta em acção.
Como não é aconselhável e é "contra natura" a passagem repentina de um estado de repouso para um estado de grande solicitação ao nível dos sistemas articular, muscular, neurológico, pulmonar e cardiovascular, todos os atletas devem realizar uma actividade de adaptação progressiva do organismo, que mais não é que o Aquecimento.
O princípio correcto da realização do Aquecimento é aquele que nos refere que este consiste numa actividade física de intensidade média e duração variável em que são considerados os músculos ou grupos musculares que serão mais solicitados no treino ou na competição a que se refira o aquecimento. |
Existem muitas razões fisiológicas para a realização de exercícios de aquecimento onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal e muscular.
A velocidade do metabolismo aumenta em função da temperatura, aumentando 13% para cada grau de temperatura. O aumento da irrigação dos tecidos garante um melhor fornecimento de oxigénio e de substratos.
O aumento da temperatura corporal e muscular resulta nos seguintes benefícios:
Ÿ Aumento da taxa metabólica;
Ÿ Aumento de fluxo sanguíneo local;
Ÿ Melhoria da difusão do oxigénio disponível nos músculos;
Ÿ Aumento da quantidade de oxigénio disponível nos músculos;
Ÿ Aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;
Ÿ Diminuição do tempo de relaxamento muscular após contracção;
Ÿ Aumento da velocidade e da força de contracção muscular;
Ÿ Melhoria na coordenação;
Ÿ Aumento da capacidade das articulações a suportar carga.
Alguns destes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos susceptíveis a danos.
Pesquisas provam que a capacidade de fazer actividades físicas tende a melhorar após o aquecimento.
O metabolismo durante uma actividade física pode subir 20 vezes durante uma corrida de longa duração (ex.: maratona) e até 200 vezes durante uma corrida de velocidade (ex.: 100 metros). |
Efeitos do Aquecimento na Actividade Física
Efeito sobre as funções cardiovasculares:
* Aumenta a frequência cardíaca
* Eleva a pressão sanguínea
* Aumenta a quantidade de sangue em circulação;
Efeito no sistema respiratório:
A frequência e a profundidade da respiração aumentam em função da intensidade e do volume da carga corporal, a fim de suprir o aumento da necessidade de oxigénio da musculatura em acção e simultaneamente eliminar o dióxido de carbono resultante. A falta do aquecimento pode causar a tão falada "dor no lado" pois o diafragma que desempenha um papel importante na respiração, sofre uma super acidificação local causando a tal dor.
Efeito no sistema muscular:
O aumento da irrigação no aquecimento e o calor produzido pelo trabalho muscular elevam a temperatura de todo o organismo e do próprio músculo, favorecendo o deslizamento das fibras musculares e facilitando a movimentação de tendões e ligamentos. Daí, a diminuição do risco de distensões e de contusões nos movimentos desportivos que sobrecarregam ao máximo o aparelho motor activo e passivo. Além disso o aquecimento pode melhorar a alimentação em energia e oxigénio no músculo e melhorar a optimização dos processos neuromuscular.
Efeito nos parâmetros psicológicos:
O aquecimento não só provoca uma melhoria na disposição física, como também da disposição psíquica à performance. Pode também melhorar a atenção principalmente na percepção óptica, assim como uma activação das estruturas centrais, sobretudo da formação reticular, melhorando consequentemente a coordenação e precisão das acções motoras.
Tipos e Formas de Aquecimento na Actividade Física
Não existem métodos universais ou rígidos para a realização do Aquecimento, muito pelo contrário - existe uma grande variedade de métodos.
O método mais vulgar é o do aquecimento Geral realizado através de uma actividade física que envolva os grandes grupos musculares, realizando exercícios e movimentos activos, seguido de um aquecimento Específico realizado de uma forma activa e dinâmica. Este tipo de aquecimento envolve os grupos musculares que serão prioritariamente solicitados durante a competição ou treino, nele se incluindo movimentos idênticos aos da actividade a realizar, embora efectuados a uma intensidade mais baixa. De uma forma geral este método de aquecimento é organizado da seguinte forma: Corrida contínua lenta, movimentos variados de corrida e marcha, exercícios de descontracção, exercícios de flexibilidade e de mobilidade articular, exercícios de coordenação, exercícios da própria disciplina para preparar o ritmo de execução.
No aquecimento Geral, as possibilidades funcionais do organismo no seu conjunto devem ser levadas a um nível superior, isto é obtido através de exercícios que servem para aquecer os grandes grupos musculares (por exemplo: aquecimento pela corrida). |
No aquecimento Específico, o aquecimento efectua-se conforme a modalidade, isto quer dizer que aí são executados movimentos que servem para aquecer os músculos em relação directa com o desporto considerado. |
1 comentário:
Seja bem vindo a esta casa, estamos sempre com a porta aberta a novidades, sugestões,inovações, pois desenvolvem o nosso blog e é uma maneira de interagir entre nós , sejamos colegas ou internautas.
Enviar um comentário