"Não me despeço. Não vou estar por aqui, mas vou andar por aí",
Rui Lopes - Treinador
FAIR PLAY – Espírito Desportivo
Fair Play num contexto geral significa respeitar as regras do jogo, integrando noções como a de amizade, respeito pelo outro, espírito desportivo, modo de pensar, entre outras. Não se limita a um comportamento, é um conceito que abrange problemas relacionados com, por exemplo, a batota, a arte de usar a astúcia, o doping, a violência (física e verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção (e.g., Aza, 2000).
É um conceito positivo, por considerar o desporto como actividade sócio-cultural que enriquece a sociedade, a amizade entre as nações, realizado com um carácter legal. O desporto encarado de modo leal permite ao indivíduo conhecer-se melhor, a exprimir-se e a realizar-se, isto é, a desenvolver-se de forma plena aprendendo uma arte e demonstrando as suas capacidades. Facilita ainda a interacção social e constituí uma fonte de prazer e de promoção do desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.
Neste sentido, o Fair play vai além do respeitar de regras, sendo todo um processo de desenvolvimento e aquisição de valores que a sociedade e o indivíduo em particular deve interiorizar com vista à evolução colectiva e individual. Promove a harmonia, o respeito pelos outros e pela natureza, e o mais importante, pelo próprio.
Sistemas de Jogo |
Funcionamento
A distribuição mais normal deste sistema corresponde a 1 guarda-redes, 3 defesas e 3 avançados. Existem dois defesas laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico dos alunos. Existe 1 defesa central, que actua livre de marcação para facilitar as coberturas dos seus laterais. Os avançados são dois extremos encostados às linhas, com boa velocidade, boa capacidade de centrar na área e boa capacidade de finalização dos ataques. O avançado centro de grande mobilidade na área e muita capacidade de remate.
Vantagens
Desvantagens
Sistema 1-3-1-2
Funcionamento
Este sistema teve a sua origem no 1-3-3. O objectivo principal é repartir melhor o espaço, atrasando a posição de um dos avançados até ao meio campo, equilibrando a linha defensiva com a ofensiva.
Assim, temos 3 defesas, 1 médio centro e 2 avançados. Existem dois defesas laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico dos alunos. O defesa central actua com grande sentido das coberturas, e dando início ao jogo de ataque.
Temos então, uma linha nova, ocupada pelo médio centro, com capacidade para gerar o jogo ofensivo, bem posicionado, destacando-se por ser um bom distribuidor em curto ou largo, bom remate, facilidade de chegar à área e espírito de sacrifício para defender.
Os dois avançados terão de possuir grande mobilidade, facilidade de desmarcação, velocidade e alto nível de remate. Devem também colaborar no jogo defensivo de forma a dificultar o início do ataque adversário através da pressão sobre a bola.
Vantagens
Desvantagens
Sistema 1-3-2-1
Funcionamento
Este sistema teve origem no 1-3-1-2, tendo como objectivo reforçar o meio campo, melhorando a distribuição do espaço e dos elementos nesse espaço de jogo.
Assim, teremos 1 guarda-redes, 3 defesas, 2 médios centros e 1 avançado.
Existem dois defesas laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico dos alunos. O defesa central actua com grande sentido das coberturas, e dando início ao jogo de ataque.
Dados que existem dois médios, um deles terá funções mais defensivas e o outro com funções mais ofensivas, jogando um ao lado do outro.
O avançado deverá ter muita mobilidade, grande facilidade para desmarcações de apoio e de ruptura, bom nível para jogar de cabeça, boa velocidade e grande capacidade de remate.
Este sistema oferece uma maior solidez defensiva ao permitir que os elementos estejam mais juntos no terreno de jogo. É mais semelhante com o futebol 11, com dois laterais que se incorporam no ataque, dois médios centros com funções muito parecidas ao futebol 11, e um avançado que joga mais isolado.
Vantagens
Desvantagens
Sistema 1-4-2
Funcionamento
Este sistema teve a sua origem no 1-3-2-1, ao atrasar um médio centro para a linha defensiva
Utiliza-se para aproveitar a afinidade com o futebol 11, especialmente em equipas de índole defensivo, ou perante equipas contrárias muito superiores.
Temos, então, 1 guarda-redes, 4 defesas e 2 médios.
Os dois defesas laterais, com âmbito defensivo e ofensivo, permitem dar várias soluções de jogo, sendo que os defesas centrais actuam de igual forma ao futebol 11, isto é, com grande atenção às coberturas e dando início ao jogo de ataque, com boa colocação da bola, fortes no jogo aéreo e eficazes nos desarmes.
Um dos médios deverá ter funções mais defensivas e o outro funções mais ofensivas.
Vantagens
Desvantagens
Sistema 1-2-3-1
Funcionamento
Este sistema teve a sua origem no 1-3-2-1, ao adiantar um dos defesas para a linha de meio campo. Tem também grandes afinidades com o futebol 11, especialmente em equipas de características mais ofensivas, ou perante equipas contrárias muito inferiores.
Este sistema é uma boa aproximação para o 1-4-2-3-1 do futebol 11. Existe então, 1 guarda-redes, 2 defesas, 3 médios e 1 avançado.
Os defesas são dois centrais, com muitas capacidades para as coberturas, muito rápidos, com qualidades técnicas para iniciar o jogo de ataque, fortes no jogo aéreo e eficazes nos desarmes.
Os dois médios alas devem ser rápidos, com capacidades técnica e com facilidades de chegar à área contrária. O médio centro deverá ter todas as qualidades de um bom organizador de jogo e bom posicionamento táctico.
o avançado deverá ser muito veloz, com capacidade de desmarcação, com qualidades para segurar a bola e possibilidade de fazer também trabalho defensivo.
Vantagens
Desvantagens
O princípio correcto da realização do Aquecimento é aquele que nos refere que este consiste numa actividade física de intensidade média e duração variável em que são considerados os músculos ou grupos musculares que serão mais solicitados no treino ou na competição a que se refira o aquecimento. |
Existem muitas razões fisiológicas para a realização de exercícios de aquecimento onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal e muscular.
A velocidade do metabolismo aumenta em função da temperatura, aumentando 13% para cada grau de temperatura. O aumento da irrigação dos tecidos garante um melhor fornecimento de oxigénio e de substratos.
O aumento da temperatura corporal e muscular resulta nos seguintes benefícios:
Ÿ Aumento da taxa metabólica;
Ÿ Aumento de fluxo sanguíneo local;
Ÿ Melhoria da difusão do oxigénio disponível nos músculos;
Ÿ Aumento da quantidade de oxigénio disponível nos músculos;
Ÿ Aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;
Ÿ Diminuição do tempo de relaxamento muscular após contracção;
Ÿ Aumento da velocidade e da força de contracção muscular;
Ÿ Melhoria na coordenação;
Ÿ Aumento da capacidade das articulações a suportar carga.
Alguns destes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos susceptíveis a danos.
Pesquisas provam que a capacidade de fazer actividades físicas tende a melhorar após o aquecimento.
O metabolismo durante uma actividade física pode subir 20 vezes durante uma corrida de longa duração (ex.: maratona) e até 200 vezes durante uma corrida de velocidade (ex.: 100 metros). |
Efeitos do Aquecimento na Actividade Física
Efeito sobre as funções cardiovasculares:
* Aumenta a frequência cardíaca
* Eleva a pressão sanguínea
* Aumenta a quantidade de sangue em circulação;
Efeito no sistema respiratório:
A frequência e a profundidade da respiração aumentam em função da intensidade e do volume da carga corporal, a fim de suprir o aumento da necessidade de oxigénio da musculatura em acção e simultaneamente eliminar o dióxido de carbono resultante. A falta do aquecimento pode causar a tão falada "dor no lado" pois o diafragma que desempenha um papel importante na respiração, sofre uma super acidificação local causando a tal dor.
Efeito no sistema muscular:
O aumento da irrigação no aquecimento e o calor produzido pelo trabalho muscular elevam a temperatura de todo o organismo e do próprio músculo, favorecendo o deslizamento das fibras musculares e facilitando a movimentação de tendões e ligamentos. Daí, a diminuição do risco de distensões e de contusões nos movimentos desportivos que sobrecarregam ao máximo o aparelho motor activo e passivo. Além disso o aquecimento pode melhorar a alimentação em energia e oxigénio no músculo e melhorar a optimização dos processos neuromuscular.
Efeito nos parâmetros psicológicos:
O aquecimento não só provoca uma melhoria na disposição física, como também da disposição psíquica à performance. Pode também melhorar a atenção principalmente na percepção óptica, assim como uma activação das estruturas centrais, sobretudo da formação reticular, melhorando consequentemente a coordenação e precisão das acções motoras.
Tipos e Formas de Aquecimento na Actividade Física
Não existem métodos universais ou rígidos para a realização do Aquecimento, muito pelo contrário - existe uma grande variedade de métodos.
O método mais vulgar é o do aquecimento Geral realizado através de uma actividade física que envolva os grandes grupos musculares, realizando exercícios e movimentos activos, seguido de um aquecimento Específico realizado de uma forma activa e dinâmica. Este tipo de aquecimento envolve os grupos musculares que serão prioritariamente solicitados durante a competição ou treino, nele se incluindo movimentos idênticos aos da actividade a realizar, embora efectuados a uma intensidade mais baixa. De uma forma geral este método de aquecimento é organizado da seguinte forma: Corrida contínua lenta, movimentos variados de corrida e marcha, exercícios de descontracção, exercícios de flexibilidade e de mobilidade articular, exercícios de coordenação, exercícios da própria disciplina para preparar o ritmo de execução.
No aquecimento Geral, as possibilidades funcionais do organismo no seu conjunto devem ser levadas a um nível superior, isto é obtido através de exercícios que servem para aquecer os grandes grupos musculares (por exemplo: aquecimento pela corrida). |
No aquecimento Específico, o aquecimento efectua-se conforme a modalidade, isto quer dizer que aí são executados movimentos que servem para aquecer os músculos em relação directa com o desporto considerado. |