Troféus conquistados

O nosso palmarés:

XIV Taça Clube TAP 2008/09
Mini Liga €mpresarial 2009
XV Torneio Clube TAP 2009/10
XV Taça Clube TAP 2009/10

Mini Liga €mpresarial 2010


sábado, 23 de fevereiro de 2008

Adeus, até ao meu regresso.


Acreditem numa coisa, quanto mais somos prejudicados por estas equipas de arbitragem , mais unidos ficamos, e não se esqueçam da historia do beija flor , acreditem sempre , lutem sempre, e sejam amigos, façam com que nada vos divida. A vossa prestação neste torneio foi magnifica , e provou que a carga apesar de todas as dificuldades e de todos os obstáculos foi a melhor equipa do torneio. Aproveito para pedir desculpa com quem fui injusto mas a vontade de ganhar sobrepõe a tudo o resto. Quero agradecer a todos sem excepção todo o apoio que me deram, mas sobretudo ao CAPITÃO e ao BOTELHO, que foram sempre leais, e fiéis.
"Não me despeço. Não vou estar por aqui, mas vou andar por aí",

Rui Lopes - Treinador

Terminou o Torneio de Futebol 7



Terminou mais um torneio de futebol 7 , a nossa equipa ficou classificada em lugar na competição organizada pelo clube TAP.
E como organização que é, fica aqui o nosso reparo, em relação ao que vai mal no futebol do clube, mas espero que não tomem isto como uma desculpa, pelos resultados ou pela classificação final.
As piores equipas que participam no torneio, são as equipas de arbitragem, os erros são mais que muitos, e parece haver uma perseguição a certas equipas e a certos jogadores, a nossa equipa é uma delas, ainda se fossem erros pontuais ou casuais, mas os factos são demais evidentes e sempre para o mesmo lado, não pode haver dois pesos e duas medidas.
Por isso , queria deixar aqui o nosso desagrado pelas suas actuações, originando mau estar e muita revolta.
É tempo de reflexão por parte do clube TAP, pois os atropelos á verdade desportiva, são constantes , e a qualidade das prestações diminuíram drasticamente ao longo destes anos.
Uma renovação é necessária, há que ter coragem e enfrentar alguns velhos do restelo, pois só assim podemos manter as equipas motivadas e praticando desporto de uma maneira saudável e empenhada.
Somos pela verdade desportiva acima de tudo, e pugnaremos para atingir esse desiderato.

Saudações desportivas

CARGO4EVER

PS: A imagem colocada , é a unica parte cómica desta mensagem.

A crónica do Bitaites 3



FAIR PLAY – Espírito Desportivo

Fair Play num contexto geral significa respeitar as regras do jogo, integrando noções como a de amizade, respeito pelo outro, espírito desportivo, modo de pensar, entre outras. Não se limita a um comportamento, é um conceito que abrange problemas relacionados com, por exemplo, a batota, a arte de usar a astúcia, o doping, a violência (física e verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção (e.g., Aza, 2000).

É um conceito positivo, por considerar o desporto como actividade sócio-cultural que enriquece a sociedade, a amizade entre as nações, realizado com um carácter legal. O desporto encarado de modo leal permite ao indivíduo conhecer-se melhor, a exprimir-se e a realizar-se, isto é, a desenvolver-se de forma plena aprendendo uma arte e demonstrando as suas capacidades. Facilita ainda a interacção social e constituí uma fonte de prazer e de promoção do desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

Neste sentido, o Fair play vai além do respeitar de regras, sendo todo um processo de desenvolvimento e aquisição de valores que a sociedade e o indivíduo em particular deve interiorizar com vista à evolução colectiva e individual. Promove a harmonia, o respeito pelos outros e pela natureza, e o mais importante, pelo próprio.

Torneio de Futebol 7 - Época 2007/2008




1ª Fase

CARGA - 5 vs NEOTRANS - 3
CARGA - 0 vs MMT "A" - 5
CARGA - 9 vs MMT "B" - 2
CARGA - 9 vs DOV/FORM - 2
CARGA - 3 vs ESCALA "B" - 4
CARGA - 5 vs TAP/CT - 3
CARGA - 6 vs TAP SERVIÇOS - 0
CARGA - 3 vs GROUNDFORCE - 1
CARGA - 5 vs ESCALA "A" - 0 ( F.C )
CARGA - 6 vs SIEMENS/EFACEC - 1
CARGA - 4 vs TAP ME - 1

2ª Fase

CARGA - 3 vs GROUNDFORCE - 2
CARGA - 6 vs TAP/CT - 2
CARGA - 2 vs NEOTRANS - 3
CARGA - 8 vs MMT "B" - 3

Meia Final

CARGA - 1 vs MMT"A" - 2

3º/4º Lugar

CARGA - 2 vs GROUNDFORCE - 3



TOTAL DE GOLOS MARCADOS - 72
TOTAL DE GOLOS SOFRIDOS - 37

MARCADORES:


LEOTE - 15
VAZ - 12
NERY - 12
FARIA - 6
RICARDO - 4
CANELA - 3
JORGE - 3
XISTO - 3
NUNO DIAS - 3
EDU - 3
DUARTE - 2
LEAL - 1
PAULO SILVA - 1
DÁRIO - 1
FERNANDES - 1


PS: No total de golos marcados , beneficiámos de 2 autogolos e os restantes 5 golos foram atribuídos por falta de comparência , conta para vitória mas não para saldo de golos, nem são adicionados a nenhum jogador.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Visitas ao Blog



É com muito orgulho e prazer , que constatamos que o nosso blog é dos mais populares no ambito em que estamos inseridos.

Atingimos assim o 1º passo para o nosso reconhecimento.
Ultrapassámos hoje as 1.000 visitas unicas , um marco histórico, que deve ser lembrado e reconhecido. Ainda para mais, porque em 3 meses temos a bonita média de 300 novos utilizadores por mês, e foram vistas mais de 2.140 páginas , o nosso obrigado pela vossa preferência e dedicação.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Próximo Jogo ( 23-02-2008 )



3º/4º Lugar

CARGA vs GROUNDFORCE

Clube TAP - 11 horas
Aparece, divulga e apoia a nossa equipa

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Próximo Jogo ( 16-02-2008 )



Meia Final

CARGA vs MMT"A"

Clube TAP - 11 horas

Aparece, divulga e apoia a nossa equipa.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A crónica do Bitaites 2

Sistemas de Jogo




Funcionamento

A distribuição mais normal deste sistema corresponde a 1 guarda-redes, 3 defesas e 3 avançados. Existem dois defesas laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico dos alunos. Existe 1 defesa central, que actua livre de marcação para facilitar as coberturas dos seus laterais. Os avançados são dois extremos encostados às linhas, com boa velocidade, boa capacidade de centrar na área e boa capacidade de finalização dos ataques. O avançado centro de grande mobilidade na área e muita capacidade de remate.

Vantagens

  • Fácil e claro para explicar e desenvolver as funções de cada jogador
  • Favorece a amplitude e profundidade do jogo ofensivo da equipa
  • Potencia a realização de acções 1 para 1 nos avançados devido à grande distância que existe entre os colegas da equipa.
  • Atitude mais agressiva para recuperar a bola no início do ataque da equipa rival, pois os nossos três avançados estão situados muito próximo dos defensores contrários.

Desvantagens

  • Excessiva separação entre linhas e entre colegas, em ataque, favorecendo a possibilidade do contra-ataque dos adversários.
  • Pouco escalonamento ofensivo, que provoca um jogo fácil de defender pelo adversário quando não se ganham as situações de 1 para 1.

Sistema 1-3-1-2

Funcionamento

    Este sistema teve a sua origem no 1-3-3. O objectivo principal é repartir melhor o espaço, atrasando a posição de um dos avançados até ao meio campo, equilibrando a linha defensiva com a ofensiva.
    Assim, temos 3 defesas, 1 médio centro e 2 avançados. Existem dois defesas laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico dos alunos. O defesa central actua com grande sentido das coberturas, e dando início ao jogo de ataque.
    Temos então, uma linha nova, ocupada pelo médio centro, com capacidade para gerar o jogo ofensivo, bem posicionado, destacando-se por ser um bom distribuidor em curto ou largo, bom remate, facilidade de chegar à área e espírito de sacrifício para defender.
    Os dois avançados terão de possuir grande mobilidade, facilidade de desmarcação, velocidade e alto nível de remate. Devem também colaborar no jogo defensivo de forma a dificultar o início do ataque adversário através da pressão sobre a bola.

Vantagens

  • Distribuição mais racional do espaço de jogo, permitindo um melhor escalonamento dos jogadores.
  • Redução das distâncias entre linhas de jogo e entre colegas de equipa.

Desvantagens

  • Jogo excessivo pelo centro do terreno pois não dispõe de laterais com sentido ofensivo.
  • O médio centro tem demasiado terreno a ocupar.
  • Exige um trabalho táctico maior para coordenar as acções colectivas, na componente ofensiva e defensiva.

Sistema 1-3-2-1

Funcionamento

    Este sistema teve origem no 1-3-1-2, tendo como objectivo reforçar o meio campo, melhorando a distribuição do espaço e dos elementos nesse espaço de jogo.
    Assim, teremos 1 guarda-redes, 3 defesas, 2 médios centros e 1 avançado.
    Existem dois defesas laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico dos alunos. O defesa central actua com grande sentido das coberturas, e dando início ao jogo de ataque.
    Dados que existem dois médios, um deles terá funções mais defensivas e o outro com funções mais ofensivas, jogando um ao lado do outro.
    O avançado deverá ter muita mobilidade, grande facilidade para desmarcações de apoio e de ruptura, bom nível para jogar de cabeça, boa velocidade e grande capacidade de remate.
    Este sistema oferece uma maior solidez defensiva ao permitir que os elementos estejam mais juntos no terreno de jogo. É mais semelhante com o futebol 11, com dois laterais que se incorporam no ataque, dois médios centros com funções muito parecidas ao futebol 11, e um avançado que joga mais isolado.

Vantagens

  • Maior semelhança com o funcionamento táctico do futebol 11.
  • Melhor distribuição de espaços e elementos da equipa.
  • Melhora a eficácia defensiva.
  • Melhora a posse de bola pois não existem excessivas distâncias entre colegas.
  • Maior possibilidade de aproveitar espaços livres nos contra-ataques.

Desvantagens

  • Em situação de ataque, podem existir poucas ajudas ao avançado se este sistema de jogo não estiver bem automatizado.
  • Exige um maior trabalho táctico para coordenar as acções colectivas.
  • Está mais vocacionado para utilizar em alunos de 10-11 anos pois exige uma maior capacidade de assimilação de conceitos tácticos.

Sistema 1-4-2

Funcionamento

    Este sistema teve a sua origem no 1-3-2-1, ao atrasar um médio centro para a linha defensiva
    Utiliza-se para aproveitar a afinidade com o futebol 11, especialmente em equipas de índole defensivo, ou perante equipas contrárias muito superiores.
    Temos, então, 1 guarda-redes, 4 defesas e 2 médios.
    Os dois defesas laterais, com âmbito defensivo e ofensivo, permitem dar várias soluções de jogo, sendo que os defesas centrais actuam de igual forma ao futebol 11, isto é, com grande atenção às coberturas e dando início ao jogo de ataque, com boa colocação da bola, fortes no jogo aéreo e eficazes nos desarmes.
    Um dos médios deverá ter funções mais defensivas e o outro funções mais ofensivas.

Vantagens

  • Maior semelhança com o funcionamento táctico do futebol 11
  • Maior solidez defensiva.
  • Muitas possibilidades de sair em contra-ataque.
  • Obriga a equipa contrária a rematar de longe muitas vezes, pois as zonas próximas da área estão bem ocupadas e defendidas.

Desvantagens

  • Necessita de um grande espírito de sacrifício tanto para defender como para atacar.
  • Tem de estar muito bem treinado o escalonamento ofensivo e defensivo para permitir uma boa fluidez de jogo e a incorporação dos jogadores nas zonas de remate.
  • Existe o risco de perder a bola rapidamente e passar a maior parte do tempo a defender.

Sistema 1-2-3-1

Funcionamento

    Este sistema teve a sua origem no 1-3-2-1, ao adiantar um dos defesas para a linha de meio campo. Tem também grandes afinidades com o futebol 11, especialmente em equipas de características mais ofensivas, ou perante equipas contrárias muito inferiores.
    Este sistema é uma boa aproximação para o 1-4-2-3-1 do futebol 11. Existe então, 1 guarda-redes, 2 defesas, 3 médios e 1 avançado.
    Os defesas são dois centrais, com muitas capacidades para as coberturas, muito rápidos, com qualidades técnicas para iniciar o jogo de ataque, fortes no jogo aéreo e eficazes nos desarmes.
    Os dois médios alas devem ser rápidos, com capacidades técnica e com facilidades de chegar à área contrária. O médio centro deverá ter todas as qualidades de um bom organizador de jogo e bom posicionamento táctico.
    o avançado deverá ser muito veloz, com capacidade de desmarcação, com qualidades para segurar a bola e possibilidade de fazer também trabalho defensivo.

Vantagens

  • Grande semelhança ofensiva ao funcionamento do futebol 11, permitindo manter a posse de bola e fazer a progressão até à baliza contrária.
  • Maior agressividade defensiva pois permite pressionar com 4 jogadores o início do ataque da equipa contrária.
  • Maiores possibilidades de conseguir golo ao recuperar um grande número de bolas no campo contrário.

Desvantagens

  • Demasiado espaço livre entre os defesas e o guarda-redes.
  • Exige um nível elevado de concentração pois necessita de uma grande intensidade de jogo.
  • Um erro na pressão pode proporcionar facilmente um contra-ataque da equipa contrária com muitas possibilidades de golo, devido ao adiantamento das linhas de jogo ao tentar recuperar a bola.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Próximo Jogo (09-02-2008 )


2ª Fase
5ª Jornada
- CARGA vs MMT"B"

Clube TAP - 12 horas
Aparece, divulga e apoia a nossa equipa.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A crónica do Bitaites 1




Olá caros amigos, colegas e similares!!!
Para valorizar e dinamizar este espaço de culto o Sr. Prof. Doutor Bitaites resolveu dar-vos uns conselhos e espalhar dessa forma a sua sabedoria.
Semanalmente irei escrever sobre os mais variados temas, fico a espera de suguestões ....
Um abraço a todos !!!
A Importância do Aquecimento na Actividade Física

O aquecimento é a componente básica, a primeira parte da actividade física, treino ou competição, e tem como objectivo preparar o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente para a actividade física. A realização do aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treino, uma competição ou uma actividade de lazer.
Aquecimento é ainda um meio de preparar psicologicamente o atleta para o treino ou competição, uma vez que funciona como veículo de descarga das tensões e das emoções, "limpando" o espírito do atleta e disponibilizando-o mais para a concentração na actividade que ele irá realizar, enquanto atleta em acção.
Como não é aconselhável e é "contra natura" a passagem repentina de um estado de repouso para um estado de grande solicitação ao nível dos sistemas articular, muscular, neurológico, pulmonar e cardiovascular, todos os atletas devem realizar uma actividade de adaptação progressiva do organismo, que mais não é que o Aquecimento.

O princípio correcto da realização do Aquecimento é aquele que nos refere que este consiste numa actividade física de intensidade média e duração variável em que são considerados os músculos ou grupos musculares que serão mais solicitados no treino ou na competição a que se refira o aquecimento.

Inúmeros estudos científicos demonstram que, antes de um treino ou de uma competição, deve-se realizar um aquecimento.

Existem muitas razões fisiológicas para a realização de exercícios de aquecimento onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal e muscular.

A velocidade do metabolismo aumenta em função da temperatura, aumentando 13% para cada grau de temperatura. O aumento da irrigação dos tecidos garante um melhor fornecimento de oxigénio e de substratos.

O aumento da temperatura corporal e muscular resulta nos seguintes benefícios:
Ÿ Aumento da taxa metabólica;
Ÿ Aumento de fluxo sanguíneo local;
Ÿ Melhoria da difusão do oxigénio disponível nos músculos;
Ÿ Aumento da quantidade de oxigénio disponível nos músculos;
Ÿ Aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;
Ÿ Diminuição do tempo de relaxamento muscular após contracção;
Ÿ Aumento da velocidade e da força de contracção muscular;
Ÿ Melhoria na coordenação;
Ÿ Aumento da capacidade das articulações a suportar carga.
Alguns destes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos susceptíveis a danos.
Pesquisas provam que a capacidade de fazer actividades físicas tende a melhorar após o aquecimento.

O metabolismo durante uma actividade física pode subir 20 vezes durante uma corrida de longa duração (ex.: maratona) e até 200 vezes durante uma corrida de velocidade (ex.: 100 metros).

Efeitos do Aquecimento na Actividade Física

Efeito sobre as funções cardiovasculares:

* Aumenta a frequência cardíaca
* Eleva a pressão sanguínea
* Aumenta a quantidade de sangue em circulação;

Efeito no sistema respiratório:

A frequência e a profundidade da respiração aumentam em função da intensidade e do volume da carga corporal, a fim de suprir o aumento da necessidade de oxigénio da musculatura em acção e simultaneamente eliminar o dióxido de carbono resultante. A falta do aquecimento pode causar a tão falada "dor no lado" pois o diafragma que desempenha um papel importante na respiração, sofre uma super acidificação local causando a tal dor.

Efeito no sistema muscular:

O aumento da irrigação no aquecimento e o calor produzido pelo trabalho muscular elevam a temperatura de todo o organismo e do próprio músculo, favorecendo o deslizamento das fibras musculares e facilitando a movimentação de tendões e ligamentos. Daí, a diminuição do risco de distensões e de contusões nos movimentos desportivos que sobrecarregam ao máximo o aparelho motor activo e passivo. Além disso o aquecimento pode melhorar a alimentação em energia e oxigénio no músculo e melhorar a optimização dos processos neuromuscular.

Efeito nos parâmetros psicológicos:

O aquecimento não só provoca uma melhoria na disposição física, como também da disposição psíquica à performance. Pode também melhorar a atenção principalmente na percepção óptica, assim como uma activação das estruturas centrais, sobretudo da formação reticular, melhorando consequentemente a coordenação e precisão das acções motoras.

Tipos e Formas de Aquecimento na Actividade Física


Não existem métodos universais ou rígidos para a realização do Aquecimento, muito pelo contrário - existe uma grande variedade de métodos.
O método mais vulgar é o do aquecimento Geral realizado através de uma actividade física que envolva os grandes grupos musculares, realizando exercícios e movimentos activos, seguido de um aquecimento Específico realizado de uma forma activa e dinâmica. Este tipo de aquecimento envolve os grupos musculares que serão prioritariamente solicitados durante a competição ou treino, nele se incluindo movimentos idênticos aos da actividade a realizar, embora efectuados a uma intensidade mais baixa. De uma forma geral este método de aquecimento é organizado da seguinte forma: Corrida contínua lenta, movimentos variados de corrida e marcha, exercícios de descontracção, exercícios de flexibilidade e de mobilidade articular, exercícios de coordenação, exercícios da própria disciplina para preparar o ritmo de execução.

No aquecimento Geral, as possibilidades funcionais do organismo no seu conjunto devem ser levadas a um nível superior, isto é obtido através de exercícios que servem para aquecer os grandes grupos musculares (por exemplo: aquecimento pela corrida).

No aquecimento Específico, o aquecimento efectua-se conforme a modalidade, isto quer dizer que aí são executados movimentos que servem para aquecer os músculos em relação directa com o desporto considerado.

Exercícios de aquecimento

Fazer aquecimento e alongar os músculos são premissas da prática desportiva. Não importa em que nível de aptidão o jogador esteja, ele deve sempre começar uma sessão de exercícios de aquecimento. Isto é indispensável para promover uma melhor adaptação do organismo ao esforço. Um bom aquecimento potencia o movimento, diminui o risco de lesões e promove uma melhor adaptação técnica ao exercício, estimulando o sistema cardiovascular e aquecendo os vários músculos que serão utilizados durante o trabalho.


1º Exercício


2º Exercício


3º Exercício


4º Exercício


5º Exercício

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Próximo Jogo ( 02-02-2008 )



2ª Fase
4ª Jornada
- CARGA vs NEOTRANS

Clube TAP - 12 horas
Aparece, divulga e apoia a nossa equipa.